PRESS RELEASE
Acelere a Digitalização do seu Varejo Físico Especializado com uma Plataforma Digital
A GoFigital, empresa de tecnologia especializada em soluções para o varejo, tem o prazer de anunciar o lançamento do LocalCart, uma plataforma do tipo white-label projetada especificamente para redes de lojas físicas. O LocalCart oferece uma solução robusta e acessível para pequenos e médios varejistas que buscam acelerar sua transição para o digital, permitindo-lhes iniciar rapidamente uma estratégia de marketing direcionada por dados de maneira eficiente e eficaz. O produto é composto por: 1) app mobile para o cliente, customizado com a marca da rede. 2) painel administrativo, também customizado e projetado para controlar toda a operação.
O LocalCart é para mim?
Os cliente ideais do LocalCart são redes de lojas físicas (sejam próprias ou franquias) varejistas e especializadas em algum nicho específico (ex: remédios, suplementos, perfumes, brinquedos, produtos de beleza, etc.). Isso exclui da conta grandes lojas de departamento, mercados e restaurantes, por exemplo, que possuem uma grande quantidade de SKUs sem código de barras. O código de barras é um recurso importante neste processo, pois ele, por ser um padrão internacional, garante a interoperabilidade entre diferentes sistemas de gestão com a nossa tecnologia.
Outros possíveis clientes do LocalCart são times que desejam criar um marketplace hiperlocal e de também de nicho (ex: uma rede de lojas que vendem bebidas na sua cidade ou uma rede de diferentes farmácias locais). A tecnologia desta solução permite o fácil controle de múltiplas lojas físicas, criando uma ponte importante delas com o usuário digital.
Principais recursos do LocalCart
Algumas das principais funções que a plataforma LocalCart oferece aos lojistas e seus clientes finais:
- Catálogo de Produtos Dinâmico: Através de um app customizado com a marca da loja, os clientes podem navegar pelo catálogo dos produtos em estoque dos pontos de venda mais próximos a ele, em tempo real, e organizados por categorias e marcas. A integração com a loja é feita através do envio de um simples feed de produto. Este arquivo, que basicamente contém uma listagem dos códigos de barra e as quantidades dos produtos em loja, é fornecido facilmente pelos sistemas de gestão. Todas as informações dos produtos restantes, como descrição, fotos, categorias e marcas, é fornecido pelo nosso catálogo master.
- Delivery Hiperlocal e Flexível: A tecnologia do LocalCart transforma cada ponto de venda em um centro de distribuição eficiente. A plataforma habilita, além da possibilidade de navegar pelo catálogo disponível, opções de delivery ultra-rápidos (1h), dia seguinte ou ainda retirada em loja. Dispensa a necessidade de ter um estoque separado, apenas para a operação digital. Funciona para redes que trabalham com frota própria ou integradas com provedores de logística last-mile. Atualmente, possuímos integração nativa com o SODE, tecnologia da Magalu.
- Programa de Benefícios Personalizado: A plataforma viabiliza também a criação de um Programa de Benefícios com regras customizadas, possibilitando a segmentação e recompensa dos consumidores de forma personalizada. Isso não apenas aumenta a lealdade do cliente, mas também eleva o ticket médio de compras. Ao fazer o cadastro no app o cliente já participa do programa, onde cada real gasto equivale a uma pontuação que ele pode receber em Cash Back para futuras compras. Esta funcionalidade torna acessível um modelo de incentivo utilizado apenas por grandes varejistas, como por exemplo o Cliente Mais Pão de Açúcar.
- Campanhas Promocionais e Indicações: Através do painel administrativo, os varejistas podem criar e distribuir cupons de desconto e promover programas de incentivo eficientes. As funcionalidades incluem a geração de cupons com regras personalizáveis e a divulgação de ofertas através de notificações push. Também integramos um simples e eficiente programa de indicação, onde cada usuário passa a ter um código de afiliado para divulgar o app da marca e é recompensado por cada compra.
- Integrações Nativas: A plataforma se integra perfeitamente com uma variedade de serviços, incluindo ERPs, gateway de pagamentos, serviço de logística last-mile, fast-commerce, suporte ao cliente, entre outros.
- Scanner de Produtos Inovador: Uma funcionalidade chave do app é o scanner de código de barras, que conecta o mundo físico ao digital. Isso permite que os clientes escaneiem produtos, através da câmera do celular, tanto na loja quanto em casa, para acessar informações detalhadas ou efetuar compras imediatas pelo app.
Sobre a Tecnologia
LocalCart opera em um modelo de banco de dados Single-Tenant, oferecendo a cada cliente uma instância de banco de dados exclusiva. Este modelo garante maior segurança dos dados, poder de personalização e uma base proprietária para dar início a uma poderosa estratégia de marketing orientadas por dados.
Declaração do CEO
Ao longo dos últimos quase sete anos, a tecnologia do LocalCart tem sido cuidadosamente desenvolvida por varejistas, visando atender às necessidades específicas de outros varejistas. Com um profundo entendimento das demandas exclusivas de negócios físicos, como redes de lojas ou franquias, em segmentos especializados, reconhecemos nessas empresas a maturidade administrativa perfeita para viabilizar rapidamente uma estratégia de digitalização.
A digitalização de lojas físicas, sob nossa perspectiva, tem dois principais objetivos: 1) Implementação de uma estratégia orientada por dados; e 2) Criação de uma interface digital, onde os clientes possam interagir de maneira fácil com a marca a todo momento. O Brasil é um país mobile-first, ou seja, temos mais smartphones do que pessoas. As marcas precisam garantir seu espaço nestes dispositivos, que já representam a nova prateleira premium. Essa transformação digital não só abre portas para um melhor entendimento do comportamento do consumidor, mas também para a entrega de uma experiência de marca coesa, que harmoniza entre os mundos físico e digital, ou seja, omnichannel.
Nosso objetivo com a tecnologia do LocalCart é revolucionar a maneira como as pessoas interagem com os comércios locais, oferecendo mais agilidade e conveniência para elas, ao mesmo tempo que a empresa consegue entregar uma experiência de marca superior. Acreditamos que esta plataforma, que tem sido uma ferramenta valiosa para nós ao longo dos últimos anos, será igualmente benéfica para outros varejistas que buscam modernizar suas operações e aprimorar a experiência de seus clientes.
Igor Numeriano (igor@gofigital.com.br)
Sobre a GoFigital
GoFigital é uma empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas para o varejo, comprometida com a inovação e a transformação digital do setor. Com uma equipe de especialistas em tecnologia e marketing, a GoFigital busca criar produtos que conectem o varejo físico ao universo digital, proporcionando experiências de marca excepcionais.